Fonte: tumblr
   O mundo não será gentil contigo. Foi o que eu li, e o que ouvi falarem. E então, dos lábios de uma velha senhora, o complemento. "É por isso, que você deve ser gentil, no lugar do mundo". Refleti sobre minhas noções de mundo, e sobre o que significa viver em uma sociedade. Sobre o que significa compartilhar sua vida com todas as pessoas ao seu redor. O mundo não foi gentil comigo, isso é fato, mas foi tão cruel quanto, com as pessoas ao meu redor. É claro, não é uma competição de quem teve a pior vida, mas uma reflexão a respeito dessa frase.
   A mim, a gentileza sempre foi uma segunda natureza, pois, a violência é algo que abomino. É claro, ser educado por quem fui colabora com essa noção e a facilidade em ser educado. No entanto, a gentileza é, muitas vezes, vista como falsidade, ou ainda uma oportunidade a ser aproveitada, para que se tire proveito de quem a faz de bom grado. Muitas vezes ouvi minha mãe dizer que o mundo me ensinaria, e me ensinou. 
   O mundo me ensinou que, não importa o quanto o seu dia está ruim, ele sempre pode piorar. O mundo me ensinou que, não importa o quão bom você faça algo, sempre haverá alguém melhor. O mundo me ensinou que não importa o quão duro você trabalhe para conseguir algo, uma pessoa mais forte pode facilmente tirar aquilo de você. O mundo me ensinou a ser malicioso, e a esperar que as pessoas ao meu redor também o sejam. 
   Mas, apesar de todas essas dolorosas lições, o mundo não foi meu único professor. As pessoas, especialmente as mais próximas, me ensinaram outras lições. Aprendi com as pessoas que, se algo de ruim acontece a você, as pessoas ao redor se compadecem e tentam ajudar, como é o caso quando algum acidente ocorre no trânsito. Recentemente presenciei um acidente de carro e senti orgulho ao ver dezenas de pessoas parando seus carros e correndo para auxiliar os feridos, em uma demonstração de empatia e civilidade.
   Aprendi que elogiar as partes boas, ao invés de criticar as ruins em um trabalho feito por outra pessoa, tem um efeito maravilhoso. Aprendi a dar elogios de graça, e a ajudar o meu próximo sem hesitar. Aprendi que ainda existem pessoas que cedem seus lugares no ônibus para os mais velhos, e que se pedir direções para alguém, a maioria das pessoas se prontifica a ajudar. 
   Aprendi que as melhores riquezas conquistadas, não podem ser tomadas por ninguém, pois são invisíveis e intocáveis. Aprendi que não importa o quão mal esteja se sentindo, sempre haverá alguém disposto a te oferecer uma mão amiga. Prefiro acreditar que o bem existe, mas não é tão reconhecido quanto o mal, que tem seu lugar garantido no jornal do horário nobre, por que o bem não espera reconhecimento, é feito de graça, e sem holofotes. 
   É por isso que eu continuo a ser gentil, no lugar desse mundo tão cruel.
-Adolfo Rodrigues

Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.