É um ritmo frenético que acelera ao ponto de nos estagnar. Estagnados e com a cabeça latejando; lá dentro um medo que grita: medo de errar, medo de dar tudo errado, medo do teto que parece muito frágil sobre a cabeça. Uma coisinha, pequena, real, cresce tanto que se torna irreal; cresce tanto que parece não caber dentro da mente e extrapola para a vida: se torna um muro que nos impede de continuar. 

Poderia eu, a partir das minhas experiências pessoais, escrever livros e livros sobre o que é ser uma pessoa ansiosa e como foi ver isso evoluir para o transtorno de ansiedade generalizada. Mas nada será suficiente para descrever as minhas experiências e, muito menos, para ousar descrever experiências de terceiros. Não tenho essa intenção e não confio em alguém que a tenha. Entretanto, sempre vale a pena falar sobre o que incomoda. Sendo assim, por todos os que de tanta agonia, já questionaram sua sanidade, tenho a alegria de expor uma conversa bem esclarecedora que tive com o psicólogo Fausto Pereira a respeito de ansiedade e de transtornos de ansiedade. 
          
     Como diferenciar uma pessoa ansiosa de uma pessoa com transtorno de ansiedade?
 Primeiramente, é importante diferenciar a ansiedade como sintoma, de ansiedade como transtorno. A ansiedade é uma reação normal e de proteção que o ser humano tem para lidar com situações que provocam medo, dúvida e expectativa. É um estado emocional de apreensão, uma sensação de que algo ruim aconteça. Por isso, sua função é preparar o indivíduo antecipadamente para determinada situação. Sem ela, ele ficaria vulnerável aos perigos e ao desconhecido. Mas, quando esse estado de ansiedade persiste por semanas, com alta frequência e intensidade e, ainda, passa a interferir nas atividades básicas do dia a dia, a ansiedade deixa de ser natural e torna-se motivo de alerta, de preocupação. E é aqui que podem surgir os transtornos de ansiedade.
No transtorno de ansiedade, a mente cria muitos pensamentos negativos e catastróficos e fantasia cenas onde tudo dará errado. Destarte, os sintomas psicológicos de ansiedade podem ser irritabilidade, dificuldades de concentração, preocupação excessiva, assim como medo constante, sensação de que algo ruim pode acontecer e descontrole sobre os próprios pensamentos. Juntamente com a ansiedade, vários sintomas físicos desconfortáveis, também, estão presentes: aperto no peito, palpitações no coração, falta de ar, respiração ofegante, tensão muscular, dores nas costas, tremores, sudorese, insônia, tontura, dentre outros.
Logo, enquanto nos transtornos de ansiedade as preocupações são excessivas, intensas e angustiantes e interferem significativamente na vida diária do indivíduo, na ansiedade normal essas preocupações não trazem prejuízos, nem deixam com a sensação de estar com os “nervos à flor da pele”. Os sintomas de ansiedade normal são proporcionais ao risco envolvido, enquanto os de transtorno de ansiedade são desproporcionais e incapacitantes.

Uma pessoa ansiosa necessariamente sofre do transtorno? Se não, é mais propensa?
 Como já respondido na questão anterior, a ansiedade normal é diferente de um transtorno de ansiedade. Se o termo “pessoa ansiosa” estiver se referindo a uma pessoa com um quadro constante de ansiedade, pode-se dizer que, essa pessoa, possivelmente, estará sofrendo de algum transtorno de ansiedade. Contudo, se uma pessoa não ansiosa começar a experimentar sintomas de ansiedade constante, de alta intensidade e duração, é preciso estar alerta para uma possível instalação de um transtorno. Também existem pessoas que são mais propensas do que outras pra desenvolver um transtorno de ansiedade devido a questões genéticas, sociais e psicológicas.
Aqui, é importante salientar que, o diagnóstico só pode ser realizado por um profissional especializado para tal.

3.       Do que se trata o transtorno de ansiedade generalizada?
 Entre os vários transtornos de ansiedade, está o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), caracterizado, segundo a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) pela “ansiedade e preocupação persistentes e excessivas”. Na TAG a ansiedade e a preocupação são desproporcionais às situações que se teme. Assim, o indivíduo tem dificuldade de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos negativos interfiram nas tarefas do dia a dia.  Há uma constante preocupação e prejuízo relacionado ao funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida.

    Por que, para você, as pessoas na sociedade atual sofrem tanto com esse transtorno? Por que se tornou tão comum?
 Atualmente, o mundo moderno com seu ritmo acelerado e insano tem provocado ou oferecido contextos que geram altos níveis de ansiedade. A forma desenfreada e estressante de se viver tem contribuído para a intensificação dos sintomas, tornando a ansiedade em excesso um dos grandes problemas da vida moderna, afetando cada vez mais pessoas e se tornado banal, corriqueira, como se fosse algo normal.
A valorização do ter e do fazer, a valorização do sucesso, do poder, da competição e do consumismo favorece a cultura da pressa, do imediatismo, do trabalho em excesso e da culpa e medo do fracasso. As pessoas se sentem impotentes diante de tantas imposições e exigências. Além disso, a cobrança por decisões rápidas as tem deixado cada vez mais apreensivas e preocupadas. Pressão no trabalho, conflitos familiares, instabilidade econômica, violência, cobranças sociais, também, têm sido fatores de grande influência no surgimento da excessiva ansiedade na sociedade moderna.

      Quando a pessoa deve procurar um profissional? O que fazer em casos de difícil acesso a um profissional?
 A pessoa deve procurar um profissional, psicólogo ou médico, quando os sintomas ansiosos estiverem num nível que atrapalhe a realização de tarefas do dia a dia, como trabalhar, amar, se relacionar e lidar com os problemas simples do dia a dia. Esse profissional pode ser encontrado em clínicas particulares, unidades de saúde do SUS e nas clínicas-escola das faculdades que oferecem o curso de Psicologia. Estes dois últimos são oferecidos gratuitamente para toda a população. Muitas clínicas particulares oferecem preços populares para as pessoas de baixa renda.


    Em sua opinião, as mídias sociais têm alguma influência no aumento desse problema como um problema de saúde pública?

Com o advento da informática, onde as informações ganharam uma velocidade significativa, nossa vida também passou a ser mais apressada e com exigência de que os problemas precisam ser resolvidos rapidamente. Tudo precisa acontecer agora, tudo precisa ser vivido com muita intensidade e isso tem gerado desgaste, estresse e, com certeza, intensa ansiedade. A sensação de quem ninguém tem mais tempo pra nada com essa pressa insana por atingir os objetivos de produção e competição, parece um fator certeiro para a instalação da ansiedade moderna.
Outro aspecto que tem causado tal problema é a influência da mídia no modo de ser e pensar das pessoas. Ela dita regras, formas de viver e de ter felicidade, oferecendo produtos que prometem uma vida feliz e sem problemas. Assim, as pessoas focam e fazem disso um propósito de vida: “preciso disso, caso contrário, não terei felicidade”. E Isso tem sido um fator desencadeador de ansiedade, uma vez que nem todos conseguem adquirir tais produtos e os que adquirem vêm que isso não funciona e busca, cada vez mais, estímulos eliciadores do bem-estar e da felicidade, mas nunca os encontra, de fato. É uma busca constante e ansiosa para atingir os objetivos impostos e prometidos pela mídia.

      Quem sofre com o transtorno pode recorrer a outros tipos de tratamentos que não medicamentos?

Não só pode, mas deve. Além do tratamento medicamentoso, que visa o alívio psíquico e físico em momentos de crise e que pode ser imprescindível pra casos de transtornos de ansiedade, é importante que a psicoterapia esteja presente no tratamento. Com a ajuda do psicólogo, o indivíduo que sofre é acolhido e ajudado a tomar consciência do que acontece em sua vida e a compreender seu modo de agir e ser em suas relações consigo, com os outros e com o mundo, buscando formas mais satisfatórias de lidar com sua ansiedade. O tratamento envolve, também, mudanças no estilo de vida. Assim, o psicólogo se torna um profissional de grande relevância social numa sociedade, onde os casos de ansiedade patológica tornam-se cada vez mais presente.


8    Que tipo de recomendações você faria a alguém que se considera ansioso e sofre com o problema? Como evitar a evolução dessa ansiedade constante para um transtorno psíquico?
O fundamental para quem enfrenta a ansiedade em seu dia a dia é aprender a relaxar e respirar. Muitos vão dizer que não é fácil e não conseguem, mas como toda habilidade que se quer adquirir, é necessário treinamento diário, assim como é ao aprender a andar de bicicleta. Um dos grandes problemas que envolvem a ansiedade também é a falta da compreensão, por parte da pessoa que sofre, do que causa a sua ansiedade, das situações envolvidas, das consequências geradas nos vários âmbitos da sua vida, assim como dos recursos que dispõe para enfrentar o que lhe aflige. Aqui, é muito importante o autoconhecimento, um conhecimento acerca de si mesmo, das limitações e potencialidades, podendo, assim, o indivíduo buscar estratégias para lidar com sua problemática.
Técnicas de relaxamento e de respiração, exercícios físicos, alimentação balanceada, sono tranquilo, organização, terapia para fortalecimento cognitivo, emocional e comportamental são recomendações para evitar a evolução da ansiedade que, se muito intensa, duradoura e frequente, poderá vir a ser um transtorno de ansiedade, que será um pouco mais difícil de lidar.


Considerações finais.
A ansiedade vem se tornando um mal-estar da nossa época. Com tantas exigências, competições, pressas, violências e insegurança quanto ao futuro, a instalação da ansiedade numa sociedade que não está preparada para lidar com ela é inevitável.
As pessoas têm adoecido e não têm encontrado formas de como se livrar ou lidar com esse mal. Muitos recorrem e se entopem de medicamentos para o alívio temporário daquilo que incomoda, mas se esquecem de tratar da causa, de compreender o que o leva a ser ansioso e como lidar com isso. Vivem apressados e sem tempo, vivem no futuro, esquecem-se do presente, esquecem-se delas mesmas. É preciso informação e conscientização de que a ansiedade vem tomando espaço muito grande na vida das pessoas e que elas precisam estar em alerta para isso. A ansiedade em grande intensidade é patológica, faz mal, limita e impede a vida. E ao invés de nos proteger e nos preparar para viver coisas novas, ela nos enfraquece e não nos permite que desenvolvamos e cresçamos. Se você se considera ansioso, procure ajuda! Um psicólogo está preparado para isso. Grande abraço!

Fausto Pereira da Silva
Psicólogo - CRP 09/11282
Clínica Gênese 
Rua Jorge Zaiden, 342, Vila Santa Maria, Jataí-GO
Telefones: (64) 3631-2403 / (64) 99965-6646


Um Comentário

  1. Obrigado pelo convite para escrever em seu blog sobre este assunto tão em alta hoje em dia. Foi um prazer! Grande abraço, Ane Karoline!

    ResponderExcluir

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.