Sou fã de surpresas, essas que tiram a gente do eixo, nos deixam, felizmente, atordoados por alguns instantes. Gosto do que gera movimento, gera construção, gera progressão. É assim que me ganham. Uma pessoa, um livro, uma música, um evento teatral, um filme: causando algo, por mais interno que seja, em mim. Me movendo. E como eu gosto de movimento! Sendo assim, fiz uma breve lista (porque eu adoro listas) dos livros que mais me desestabilizaram durante o ano de 2015. É claro que os efeitos e as conclusões são, minimamente, diferentes em cada um de nós mas, além de me tirar do eixo, me dar uma sacudida e uns bons tapas, esses livros me fizeram crescer. E, cá entre nós, compartilhar coisas boas deveria ser regra, né? 
Nem todos os livros foram lançados em 2015, mas foi quando tive esse encontro maravilhoso com eles. Não farei resenha dos livros para guardar tudinho para vocês. 

1- Por Elise - Grace Passô
 Depois de assistir a uma adaptação do texto, em um espetáculo teatral, passei mais de um ano procurando esse livro em todas as livrarias em que fui, nem online conseguia encontrá-lo. Com a minha síndrome de Pollyana, acredito que o desencontro tenha sido para que o encontro fosse na hora certa. Ganhei o livro e o li quando mais precisava. 

2- A Paixão segundo G.H. - Clarice Lispector
   Tudo bem. Quem me conhece, ou já acompanha o blog, vai dizer que eu amo Clarice e sou suspeita para falar. Mas esse livro me arrebatou! E eu gostaria muito que o mundo inteirinho o lesse. É um dos livros mais famosos da Clarice e agora é meu queridinho também. 

3- Eu sou Deus -  Pedro Chagas Freitas
    Esse livro foi uma big surpresa. Não conhecia o autor e nunca tinha ouvido falar do livro. Em parceria com a Chiado Editora, recebi esse livro para resenhar e o que eu posso dizer que "Ser feliz é um irrevogável direito!" A resenha do livro está aqui.

4- A graça da coisa - Martha Medeiros
   Apaixonada estou por essa escritora, pela escrita dela. O livro é composto por crônicas sobre trivialidades do cotidiano e é sensacional. Dentre tantas outras coisas aprendi, com esse livro, que "a vida não oferece opção: ou você segue, ou você segue."

5- Feliz por nada - Martha Medeiros
    Escrito no mesmo estilo, e graciosidade, que "A graça da coisa". É um livro repleto de humor e amor. 

6-  Nanquim - Organização Alfer Medeiros
   Sim, publiquei um conto nesse livro. E quão grande foi minha surpresa quando li os outros contos e crônicas do livro. Os contos são todos muito bem amarrados e uma delícia de ler! (Se quiser saber mais, vejo o vídeo em nossa fanpage). 

7- Pó de Lua - Clarice Freire
   O livro mais doce que já li na vida! Confiram, confiram, confiram!

8-   Extraordinário - R.J. Palacio
   Um livro sobre humanidade e gentileza, me ensinou que nada entendo de ser gentil. 

9- Confissões- Paula Pimenta
   Presente de aniversário que me trouxe amor derretido em poemas. Lindíssimo, levíssimo. 

10- Quem é você, Alasca?  - John Green
  A escrita de Green é encantadora. Li todas as suas estórias publicadas e me encantei com todas. Dessa vez não foi diferente, afinal, quem somos?

Agradeço a todos esses autores e escritores que me ajudaram a escrever meu ano de 2015. E aconselho vocês a lê-los. Vamos, lá? 







Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.