Estive pensando sobre o que nos prende/puxa para trás... É incrível a capacidade de efeito dominó que a vida tem: basta uma coisa ir mal para todas as outras começarem a sair do eixo. É claro que não há como ignorar o fato de que todas as linhas de nossas vidas são totalmente entrelaçadas: se a gente molhar a página de um livro dificilmente não molharemos todas as outras. Mas, venhamos e convenhamos, que boa parte desses desastres em série acontecem pela nossa imensurável capacidade de exagerar tanto nas tristezas.

   Como ser humano - e dos mais melancolicamente sentimentais- eu também tenho essa tendência a dar uma exagerada no lado negativo: tropecei numa pedra, começo a reclamar tanto que acabo caindo, feito uma jaca madura, no chão. Mas se acontece algo bom, não consigo admitir e fico procurando, inconscientemente, algo para manchar a alegria: nada é tão bom assim. Até mesmo as nossas conquistas nunca são suficientes, somos educados para nunca estarmos satisfeitos com nós mesmos: é assim que a gente acaba acreditando que precisamos nos preencher e saímos por aí em busca de algo/alguém que nos complete. 
   Graças ao meu professor de português, aos quatorze anos, tive a felicidade de ler Clarice Lispector e foi ela quem me disse: deve-se viver apesar de. É isso: a gente tem que seguir sempre em frente, sempre remando, não importa o quão ruim a tempestade esteja o barco não vai virar se a gente acreditar na força que tem. 
   Quando me coloquei, espontaneamente, no desafio de permanecer feliz por cem dias seguidos (acompanhe aqui) eu não esperei que a felicidade caísse do céu, de paraquedas, na minha cabeça, mas me dispus a encontrá-la. E no oitavo dia do desafio eu tenho percebido que a disposição é que constrói nossas conquistas e vivo as palavras de Clarice: é tolice fechar a janela pela qual a felicidade está tentando entrar só porque as outras portas estão sujas demais para isso. A verdade é que a gente tem que parar de puxar o nosso próprio tapete. 

Ane Karoline



13 Comentários

  1. Oi Ane!
    Há um tempo venho acompanhado o blog, e você não tem noção do quanto estou gostando! Sues textos são tão reais, relatam coisas que realmente acontece com qualquer pessoa e que realmente acontecem! Parabéns pelos textos, estou amando. Beijos!

    http://aosolhosdequemlee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, você, provavelmente, não tem a menos ideia do quão especial foi ler isso. Obrigada. Obrigada pelas visitas e pelo carinho. Estarei sempre aqui.
      Forte abraço!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ane, adoro seu blog, sinto uma paz quando visito. Seus textos são maravilhosos, sua seleção de músicas me acalma, me faz um bem enorme!! Beijos querida! Fabiano Carneiro.

    https://liesonhei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As quatro paredes que me acompanham e a tela do computador sabem quantas vezes reli esse comentário: obrigada. Volte sempre.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Desde de que comecei a ler seu blog, fico cada vez mais impressionada com seus posts. Esse parece que me descreveu haha, tenho a péssima "mania" de puxar o meu próprio tapete, mas aos poucos eu vou melhorando nesse aspecto. Parabéns!
    Beijos.

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ane, continue assim sempre firme no seu proposito, deixando tanta gente feliz através de seus textos...me orgulho de você, beijos linda :)

    ResponderExcluir
  6. Amei seu texto *-*
    Beijos

    http://primaveraagridoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto! Muitas vezes nós somos os nossos próprios problemas. E na maior parte da nossa vida, o universo nos cobra um sucesso que muitas vezes nem queremos! Cabe a nós mesmo saber que Deus tem, sim um plano, e a felicidade é uma busca constante feita de momentos bons e ruins!
    xoxo

    http://fingereamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Que tudooo!! Mas essa é a pura verdade. Quanto mais vemos o lado negativo das coisas mais ele aparece!!
    Amei o post, amo seu blog!!

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post!
    Acho ótimo seus textos, eles nos fazem refletir e refletir!
    "É isso: a gente tem que seguir sempre em frente, sempre remando, não importa o quão ruim a tempestade esteja o barco não vai virar se a gente acreditar na força que tem."
    Este trecho que você citou é perfeito!
    Parabéns!
    Dri
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane!!!
    Que post lindo, parabéns!!!
    Muitas vezes, nós estamos nos sabotamos e nem percebemos, porque estamos ocupados demais, tentando resolver algo, que nem temos capacidade de por as mãos. Por isso que eu penso assim, por mais difícil que tudo possa estar eu confio em um Deus, que pode transformar lamento em alegria. Não há dor, nem frustração que dure para sempre, por isso sigo em frente com olhado para aquilo que me faz feliz, e com plena convicção de que o melhor ainda estar por vir.

    Beijos!!
    http://batepapoliterarios2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ane seu texto foi incrível, você tem muito talento Parabéns!!!

    ResponderExcluir

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.