"São reflexos de quem fui,
estilhaços de quem sou.
De uma época que foi,
um retrato do que ficou."
Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando falamos de passado?
            Pra mim, com certeza é a infância. Tempo bom, de calmaria. Uma época em que viver era fácil, as preocupações eram tão pequenas quanto nós. Mas esses primeiros anos bons passam, e vão deixando marcas. Marcas estas que são responsáveis pela construção do nosso caráter, do nosso self. Algumas delas são lembranças boas, outras complicadas.
            Tantas palavras novas entram em nosso vocabulário. E no mundo de hoje a distância tornou-se uma coisa normal. As pessoas resolvem tudo com uma mensagem, um e-mail, e, em último caso, uma ligação. Recados tornaram-se meios de comunicação, a escrita substituiu a fala, a visita ao amigo foi substituída pelo "vamos marcar alguma coisa".
            Daí nós estamos caminhando na rua e vemos alguém sorrindo para o nada, com a cabeça erguida, aproveitando a brisa e a luz do sol. Como queríamos ter a vida daquela pessoa. Ela provavelmente não tem problemas, algo muito bom deve ter acontecido a ela. Deve ser rica, ou conseguiu uma promoção, talvez esteja amando, mas a vida dela é boa, a minha não.
            Na verdade, a vida dela deve estar tão difícil quanto a sua. É sério, todo mundo tem problemas na vida, e a felicidade plena é apenas uma ideia. Mas então, por que ela estava sorrindo daquele jeito? Se a vida dela é tão complicada quanto a minha, ela deveria estar tão chateada quanto eu.
            Hoje eu estava assim, sorrindo para a brisa, aproveitando a luz do sol contra a minha pele, caminhando sem medo. Não, a minha vida não está nem perto de estar descomplicada. Pelo contrário, eu penso demais, sinto demais, corro o tempo inteiro, e minha mente jamais está vazia. Por que eu sorrio?
            Simples. Eu sorrio por que acordei hoje, saudável. Tive a chance de começar um dia novo. Sorrio por que sou amor, e transmito esse amor. Sorrio por que o sol nasceu, o vento sopra, a comida estava boa, o amor me deu bom dia. Sorrio por que minha mãe lembrou de mim e me mandou uma mensagem carinhosa de manhã. Por que quando cheguei ao trabalho as pessoas sorriram pra mim, por que tenho amigos com quem contar.
            Quanto às perdas, as dores, as complicações, eu as deixo de lado o máximo que puder. Existe uma hora certa para lidar com cada uma delas, e não é agora. Vou deixar pra sofrer na hora certa, e apenas. Elas se tornam ínfimas perante a grandeza da nossa vida. Cada ser humano é um mundo, e o meu está em constante translação. Por onde ele vai, deixa um pouco de calor, conforto, energia.
            Então vista um sorriso no rosto, troque a postura triste por um peito estufado, caminhe com tranquilidade, e siga sempre em frente. Já que você vai ter que lidar com os seus problemas hora ou outra, deixe para sofrer com eles nessa hora. Até lá, vamos ser felizes, que é mais gostoso. Ótima Sexta-feira.

A. Rodrigues

Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.