imagem: pinterest


Imagine uma pessoa. Uma pessoa cheia de sonhos, desejos, histórias, amigos, saudades, medos, qualidades e defeitos. Imagine uma pessoa com um coração que bombeia sangue para o corpo, uma pessoa que precisa de oxigênio para sobreviver. Imagine uma pessoa qualquer, uma pessoa única, uma pessoa como você. Agora, imagine essa pessoa presa em um limbo, aprisionada em um labirinto sem saber o que está acontecendo; enclausurada e confusa. Se não sabe o que está acontecendo e, pior, acha que esse labirinto é amor, não tem a mínima chance de sair, certo? Pois bem, vamos encontrar este caminho para entender que amor não aprisiona. 

Com o desenvolvimento das redes sociais, aceleração diária da rotina, efemeridade de tudo, a vida humana tem sido transformada de diversas maneiras; assim também tem acontecido com as relações. Não raramente, paixões são medidas por corações no Instagram e likes no facebook e, nessa tendência, palavras como GHOSTING e BENCHING têm entrado no vocabulário popular, dando nome a práticas covardes utilizadas como forma de manipulação há algum tempo. O que são, então? E o que tem a ver com labirinto? Vejamos.

Você já esteve em um relacionamento amoroso com alguém e sentiu como se a pessoa não estivesse tão comprometida como você? Já chegou a se perguntar por que vocês chegam a ter ótimas conversas online, mas repentinamente a pessoa some por semanas? Se sim, você pode ter concluído, finalmente, que a pessoa não estava interessada e decidido encerrar o relacionamento, certo? Mas, por acaso, quando o fez, você recebeu repentinas investidas, mensagens legais do ser humano em questão e, então, entrou em um estado de confusão mental sobre o interesse ou desinteresse? Se sim, receio dizer, você está sofrendo benching - expressão do inglês que pode ser, literalmente, traduzida como "colocar na reserva" - ou seja, você está sendo colocado na reserva para possíveis contatos futuros. 

É bem verdade que as pessoas podem acabar se envolvendo em vários tipos de joguinhos amorosos, e, para sermos francos, todos são jogadores de tempos em tempos. Entre esses jogos, alguns são menos nocivos que outros, uns intencionais, outros não; sendo benching, um nocivo o suficiente para 
atormentar bastante a vida de alguém. Diferentemente de ghosting - quando a pessoa simplesmente some e abandona a outra pessoa envolvida na relação;  benching, raramente chega a acontecer em um relacionamento real, ao invés disso, o manipulador da relação cerca a pessoa "posta em reserva" com mensagens espirituosas de tempos em tempos, aparições simpáticas ou convites que nunca se materializarão. Para psicólogos, em entrevista ao The New York Times, esse tipo de relacionamento é danoso pois coloca  a pessoa manipulada em uma situação de constante espera, instigada pela curiosidade e confusão mental; arruinando, assim, possíveis relacionamentos e, até mesmo, a autoconfiança. 

De acordo com os pesquisadores do site telegraph.com,  as pessoas adeptas desse tipo de manipulação, o fazem para manter suas opções de relacionamento em aberto - podem, sim, ter algum interesse na pessoa manipulada, mas não o suficiente para ter algum tipo de relacionamento real. A situação acaba se tornando um infinito ciclo de frustração no qual toda a incerteza toma conta da mente e o manipulado começa a sentir-se perturbado, louco. 

Ainda na pesquisa apresentada no telegraph.com, uma entrevistada, revelando que praticava benching, disse "Eu não tinha a intenção de orbitar ao redor da pessoa. Eu não conseguia decidir se chegaríamos a algum lugar ou não. Não me incomodava em nada iniciar uma conversa quando me sentia entediada e, ao mesmo tempo, era uma massagem agradável no meu ego saber que sempre havia esse alguém disponível para me dar atenção especial".

Como saber se você está sendo vítima de Benching:

1. Parece real
    Quando vocês se vêem, é intenso. Há uma intimidade incrível; Você se sente como a única pessoa no mundo. O "bencher" está lhe dando esperança ao fazer parecer que o relacionamento poderia realmente ir a algum lugar - mas não irá. Nunca irá mais longe do que aquelas noites mágicas aleatórias e os longos, longos e longos dias no meio, enquanto você espera uma resposta para a sua mensagem de "me diverti muito ontem!" logo após o encontro. Isso também serve para conversas virtuais.

2. Aparições e desaparições repentinas
      Quem pratica benching, tende a desaparecer logo após demonstrar interesse e a reaparecer, sorrateiramente, depois de algum tempo sem dar noticias.

3. Você tem colocado sua vida amorosa de lado - à espera desta certa pessoa
      Você pode começar realmente a se sentir mal por passar rapidamente em um aplicativo de namoro ou sair com outra pessoa. Mesmo que você não tenha visto o seu manipulador por meses, você prefere continuar esperando pelo dia em que ele/a perceberá que gosta de você o suficiente para ficar.

4. Falta de tempo para você
Se você estiver sofrendo benching, a pessoa vai alternar entre momentos de sutis investidas (sem nunca deixar muito claro o que realmente quer) e longos períodos nos quais não tem tempo para você.

5. Você pensa que está enlouquecendo
Em geral, quando o ciclo de benching dura muito tempo, a pessoa manipulada começa a questionar sua sanidade e sente-se extremamente confusa chegando, até mesmo, a acreditar que o relacionamento está predestinado a acontecer - pela frequência das aparições repentinas.

A quem sofre benching: lembre-se que não há ninguém mais apropriado para decidir seus caminhos que você; caso alguém te faça esquecer quem é, esse alguém não é certo para você.

A quem pratica benching: é certo que é completamente normal sentir-se confuso a respeito do real interesse em alguém, a respeito das próprias intenções em um relacionamento, mas quando essa dúvida torna-se um ciclo capaz de aprisionar outra pessoa - sobretudo quando percebe-se que a outra pessoa está realmente envolvida - é hora de fazer uma escolha e expor as reais intenções para dar ao outro a chance de escolher entre entrar em um labirinto ou tomar outro rumo.

com amor,
Ane Karoline

Fontes: https://hellogiggles.com/love-sex/dating/6-signs-someone-is-benching-you-instead-of-full-on-ghosting/

http://www.telegraph.co.uk/women/life/benching-the-dating-trend-that-could-ruin-your-love-life/


Deixe um comentário

O tempo é maior presente que podemos dar à alguém: obrigada pelo seu. As palavras são afeto derretido, que tal deixar as suas? (Caso tenha um site, para que possamos presenteá-lo com nosso tempo,divulgue-o aqui). Forte Abraço.